O que é tapioca?

A tapioca é uma receita tipicamente brasileira. Criada na região norte, é chamada também de beiju. De origem indígena, o alimento à base de mandioca – goma da mandioca, para ser mais exato – é hoje conhecido mundialmente.

Preparar a tapioca é extremamente rápido e prático. Seu pó, quando esquentado em uma superfície quente, como uma frigideira, se junta e cria uma massa que lembra a de uma panqueca, onde se coloca o recheio antes de enrolar.

Ao longo da história o modo de fazer a tapioca passou dos sabores tradicionais a outros mais ousados, e hoje podemos dizer que são os recheios que dão vida a ela, podendo ser tanto doces quanto salgados.

Atualmente, a tapioca anda em alta por ser um alimento saudável, rica fonte de carboidrato (amido) e com baixo teor proteico e de fibras, além de não conter glúten. Mais do que isso, possui em média apenas 70 calorias, com quase nada de açúcar e gordura. É por isso muito usada no lugar do pão, pois é mais saudável e mais leve. Sua pronta digestão também a torna boa pedida para quem pratica exercícios físicos.

É importante ressaltar que a tapioca por si só não engorda, tudo depende do recheio que usado, um recheio pesado ou um mais light. Como preparar a tapioca é com você e a gente te ajuda!

Resumindo, a rapidez e facilidade no preparo da tapioca, a enorme quantidade de recheios possíveis e o fato de ser saudável são os principais fatores que garantem seu sucesso em qualquer dieta e paladar.

Veja também